Rss Feed
  1. O importante é que emoções eu vivi – Posse na AVL

    segunda-feira, 31 de outubro de 2011

    Niza Diniz
    Patrono: Aluízio Azevedo


    “Quando eu estou aqui eu vivo esse momento lindo. Olhando pra você e as mesmas emoções sentindo...” Roberto Carlos
    As palavras acima traduzem o sentimento que envolveu as pessoas presentes no Salão Nobre da Academia Valadarense de Letras por ocasião da posse dos novos cinco acadêmicos, no dia 19 de outubro.
    Com um cerimonial elegante elaborado e apresentado pela Secretária da Instituição Ruth Soares, o clima foi de alegria e diríamos de encantamento.
    O início deu-se com a declamação da poesia “Valadares” pelo aluno Lucas Gomes Silveira.
    Os empossados trouxeram inovações em suas apresentações. Crisolino Ferreira ao falar sobre seu patrono, Jorge Amado, ressaltou sua militância política e a importância de suas obras nas literaturas brasileira e universal. Esclareceu ainda, que o autor apesar de ser comunista, manifesta em suas obras profundo misticismo.
    Maria Luiza Camargo, com uma apresentação poética sobre seu patrono enfatizou a coincidência das datas do seu nascimento e de seu patrono Rui Barbosa; Lembrou a formação cultural de Rui Barbosa, sua excepcional inteligência e o seu trabalho como político no início da República Velha.
    Aluízio Franklin, além da apresentação de seu patrono Machado de Assis, expressou a admiração pelo trabalho social que é desenvolvido pela AVL junto à comunidade, principalmente nas escolas e nos presídios desta cidade.
    Maristela Aubin inovou ao apresentar seu patrono em versos; deleitou-nos também cantando o Hino de Valadares.
    José Altino Machado conheceu pessoalmente Rachel de Queiroz e emocionado disse que era a autora preferida de sua mãe Dona Aurita Machado; por isso tem o privilegio de ocupar a cadeira dessa escritora.
    O acadêmico veterano Álvaro César em seu discurso de saudação aos novos acadêmicos, convoca-os a se espelharem nos personagens da Távola Redonda do Rei Arthur, quando a união e a lealdade são bases sólidas para o engrandecimento de uma sociedade.
    A nossa presidente Maria Cinira, discorreu com propriedade sobre as origens das Academias, a necessidade de integração da AVL com a Cultura da cidade, não somente nos salões elegantes; mas principalmente junto àqueles que precisam de nossa ajuda. Expressou que é imprescindível abrigar neste colegiado não somente literatos, mas outras pessoas de todo o conhecimento humano. Afirmou que: “A Academia somos nós. Ela é a vestal, guardiã do fogo sagrado da Cultura e do Saber.”.
    Não poderíamos deixar de destacar a presença emocionada da acadêmica, professora Antonia Izanira de Carvalho diante da beleza da festa de uma Instituição que ela viu nascer.
    Um dos momentos mais solenes e de grande responsabilidade foi o instante em que os empossados prestaram juramento à bandeira da AVL. Um comprometimento com a Instituição que os recebia.
    Nessa solenidade, contamos com a presença de autoridades culturais da cidade e da honrosa presença da prefeita municipal sra. Eliza Costa.
    A noite de 19 de outubro jamais sairá da memória dos acadêmicos. O clímax aconteceu ao final, quando os novos acadêmicos foram aclamados pelos presentes ao som da música “Emoções”, debaixo de uma chuva de prata. Realmente, os acontecimentos se eternizam quando passam pelo coração.

  2. 1 comentários:

    1. Bacana!
      Uma missão que parecia impossível: traduzir em palavras tantas emoções vividas naquela deliciosa festa, cumprida com tanta elegância e efetividade.
      Parabéns professora e muito obrigado por nos permitir partilhar dessa sabedoria.
      De coração.
      Aluízio.

    Postar um comentário

Followers