Rss Feed
  1. BOAS VINDAS AOS NOVOS ACADÊMICOS

    sexta-feira, 19 de outubro de 2012

    Maria Luiza Camargos Torres
    Patrono: Ruy Barbosa


    Aos novos acadêmicos, Carlos Roberto, Darlan, Júlio César, Maria das Mercês, e Wagner. Que essa noite seja um marco em suas vidas de forma que possam guardar na memória e no coração todas as intenções de realizações que os trazem aqui e todas as expectativas que esta Academia deposita em cada um de vocês.
    São nossos desejos que se tornem verdadeiramente acadêmicos, cumprindo e respeitando as normas da Casa, defendendo seus interesses junto à comunidade, ocupando com dignidade os espaços sociais pertinentes a essa função, lutando com sensibilidade na divulgação dela e dos seus ideais e principalmente, ampliando o acervo literário e cultural de nossa cidade, ainda tão carente dos recursos das letras.
    Ser um acadêmico não significa somente usufruir das benesses dadas a quem carrega esse título, mas aumenta a sua responsabilidade e compromisso na esfera social e no campo literário. Para conquistar tal espaço é preciso trabalhar, pois essa é uma palavra de ordem que se avizinha por aqui. É para e por isso, que nesse momento, a AVL reconhece o aceite de vocês como cientes dessa tarefa e de suas implicações.
    O colegiado acadêmico, agora ampliado por vocês, representa um grupo que busca continuamente a produção do saber, registrando em suas linhas traços que possam refletir a nossa herança cultural. O crescimento pessoal e institucional deve ser o legado de vocês também, pois assim farão jus ao voto de confiança lhes concedido nesse momento solene e de muita alegria.
    Qualquer que seja o caminho que queiram seguir aqui dentro seja através dos poemas, das crônicas, dos ensaios, dos contos, das resenhas ou qualquer outra forma de produção no campo das letras, será recebida por nós de bom grado. Que sejam genuínos na escrita e que ela gere bons frutos nos leitores que terão a curiosidade de lê-los.
    Mas não se esqueçam, que a partir de hoje, qualquer publicação que façam, levará junto consigo o emblema da Academia. Isso será lido e comentado pelos pares, pela sociedade e por pessoas onde nem imaginam estar. O reflexo de suas palavras deve conter não somente as aspirações pessoais, mas levar junto com elas os anseios e propósitos dessa Casa.
    É por isso que estamos em festa, alegres com a escolha que fizeram por estar aqui conosco, por aceitar mais esse desafio que a vida lhes apresentou. Desafio sim, pois esperamos que as diferenças personificadas e trazidas por cada um de vocês sejam agregadoras e não gerem distanciamento. Esperamos que possam somar pessoal e literariamente a essa Casa que os recebe de braços abertos e os deseja uma feliz e produtiva estada.

  2. 0 comentários:

    Postar um comentário

Followers