Rss Feed
  1. Novos Caminhos

    sexta-feira, 19 de outubro de 2012



    Aluízio Henrique da Costa Franklin
    Patrono: Machado de Assis

    Literalmente. Novos bairros e novos acessos estão proporcionando crescimento horizontal da nossa cidade. Contudo, mais do que isso, o que nos alegra e enche de entusiasmo é o fato de que bons motivos destas expansões é a Educação e o devido valor que a Administração da nossa cidade vem dando a ela.
    Em 2009, fomos presenteados com o lançamento da pedra fundamental da construção do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, na (expansão da) avenida Minas Gerais. Mais precisamente no bairro Ouro Verde, após o Cidade Nova.
    Neste dia 02 último, participamos do lançamento da pedra fundamental da construção do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, em terreno doado pela família do empresário Edvaldo Soares, no interior da sua fazenda, há 6 km da BR-259, próximo ao trevo da av. Minas Gerais. Certamente, em pouco tempo, teremos unidades residenciais naquelas proximidades. Por hoje, contemplamos um belo horizonte num platô que, nas palavras do Reitor Henrique Duque, será edificado o pavilhão de aulas.
    Quanto aos novos acessos, as escolas públicas municipais de Governador Valadares vêm recebendo um tratamento diferente das dos outros municípios, por sediarem o programa da Escola de Tempo Integral, permitindo que 24 mil crianças e adolescentes que as frequentam recebam 4 alimentações e permaneçam nos seus ambientes por 10 horas todos os dias, recebendo formação escolar, privilegiando o lúdico e dando maiores chances aos seus aprendizados.
    E no comecinho de 2010, recebemos o Polo da Universidade Aberta do Brasil, programa federal que oferece cursos superiores a distância, é vinculado à Capes e conta com a participação da UFMG. Com isso, cidades como Pescador, já têm curso superior de Administração Pública, oferecido pela UFOP.
    Finalmente mas não menos formidável, no ano passado, fomos presenteados com o lançamento da pedra fundamental da revitalização da Açucareira como ponto de cultura e entretenimento e da Biblioteca Municipal, que será erguida nas antigas instalações da Cadeia Pública, um paradoxo instigante e não menos inspirador.
    Vale lembrar que a vinda da UFJF insuflou a administração do nosso hospital regional (ou será municipal), que se tornará “Hospital Escola” para o curso de Medicina, cuja verba de manutenção será por conta da União, dando maior fôlego para nosso Orçamento, no que se refere a maiores atenções ás Unidades Públicas de Saúde. Além do que, tivemos a pedra fundamental da construção do (novo) hospital regional, que será erguido à custa do Governo de Minas, nas imediações do trevo para Pontal, já na BR-116.
    São bons rumos, novos caminhos, novos acessos. Há quem diga que Valadares converge para atender aproximadamente 2 milhões de pessoas. Graças a Deus, nossos políticos, em todas as instancias, Federal, Estadual e Municipal, têm deixado um legado divisor de águas: Educação e Saúde como novos caminhos para uma sociedade cidadã e saudável.

  2. 0 comentários:

    Postar um comentário

Followers